Resoluções de Ano Novo

As praças, parques e ciclovias raramente ficam tão cheias quanto nas primeiras semanas de janeiro. Mesmo com as grandes cidades esvaziadas pelo período de férias, a busca por atividades físicas é extremamente grande no período, embalada em parte pela culpa dos exageros das festas de final de ano, em parte pelas resoluções de Ano Novo. Se a segunda-feira é o dia oficial para se começar as dietas, ginásticas, etc., a primeira segunda-feira do ano então é a rainha dos dias oficiais. A euforia, infelizmente, dura pouco, e conforme janeiro avança, o tumulto causado pelos esportistas declina em grande escala.

Uma das principais razões para o rápido declínio dos que iniciam alguma atividade física logo na virada do ano é a falta de conhecimento com relação a quantidade de exercício a ser realizada. As pessoas precisam perceber que para um corpo sedentário, que não está acostumado a se exercitar, alguns poucos minutos de atividades vigorosas bastam para um dia seguinte com dores por todo o corpo. Números mágicos surgem como metas: “uma hora por dia, todos os dias, a partir de segunda!”. Nosso corpo se ressente desta agressão, e o resultado são as dores que cancelam a segunda semana de treinos.

Toda a sessõa de atividade física que vise a melhoria de condicionamento é uma agressão ao organismo. Quando dizemos agressão, não queremos dizer que isso é uma coisa ruim. O corpo humano é uma entidade extremamente plástica, e responde prontamente aos estímulos que recebe. Se não houver nenhum uso para determinada estrutura, ela diminui, atrofia, e vice-versa. O resultado disso é que um corpo que não se exercita irá perder sua massa muscular (afinal ela não é utilizada, então por que mantê-la?), e da mesma forma um corpo exposto ao exercício irá perceber que não está totalmente preparado para a carga enfrentada no dia-a-dia.

Nosso organismo não gosta de sofrer, então sua reação natural à uma carga agressora de exercícios será a de melhorar sua estrutura e função a fim de que aquela carga não seja mais um problema se realizada novamente. Mas este é um processo lento e gradual, que deve ser respeitado por todos e em especial pelo iniciante, pois o organismo está muito frágil, e facilmente é exigido em demasia.

Quando se inicia um programa de atividades físicas, deve-se colocar um objetivo, um prazo razoável para atingi-lo e uma progressão suave e constante que nos leve lá. Se o seu objetivo é caminhar uma hora por dia, por que então já começar do ponto final?

Fernando Beltrami – Even Faster Sports

http://www.evenfaster.com.br/

plugins premium WordPress