Por que é tão importante beber água diariamente

beber água

A deficiência constante de água no nosso corpo pode causar sérios problemas no futuro e colocar nossa saúde em risco. Muitos não associam a água a uma boa alimentação, mas depois do oxigênio, ela é a substância mais importante para a manutenção da vida. No verão, por exemplo, as necessidades são ainda maiores e todos nós devemos ficar atentos para repor as perdas que ocorrem nesse período.

A água é a substância mais abundante do corpo humano. Apesar de não conter nenhuma caloria, sem a água o corpo humano só continuaria funcionando por poucos dias. A perda de 20% de água corpórea pode causar a morte, e uma perda de apenas 10% já pode levar a distúrbios graves.

Para se ter uma ideia, sem alimento uma pessoa saudável ainda pode sobreviver durante várias semanas, já sem água, um adulto pode viver apenas por aproximadamente 10 dias, e crianças por cerca de 5 dias. Isso porque a água desempenha um papel essencial em quase todas as funções do corpo humano. É utilizada para a digestão, para a absorção e para o transporte de nutrientes; serve de meio para uma série de processos químicos; assume o papel de solvente para os resíduos do corpo e também os dilui para reduzir sua toxicidade, ajudando no processo de excreção do corpo.

A água ajuda ainda a manter a temperatura do corpo estável, e proporciona uma camada protetora para as células do corpo. Sob a forma de líquido amniótico, a água protege o feto em desenvolvimento. O líquido é necessário também à formação de todos os tecidos do corpo, fornecendo a base para o sangue e todas as secreções líquidas (lágrimas, saliva, sucos gástricos, etc), que lubrificam os diversos órgãos e juntas. Também mantém a pele macia e elástica.

Com o envelhecimento, o corpo começa a ressecar cada vez mais. Por exemplo, o corpo de um bebê recém nascido consiste em 75 a 80% de água, contra apenas 50% no caso de um corpo adulto com 60 a 70 anos. Este processo de ressecamento se reflete em pele enrugada, fluxo reduzido de sangue e juntas mais endurecidas.

Podemos verificar que a ingestão de água está insuficiente simplesmente observando nossa urina: quando há pouca ingestão de água, os rins tentam compensar conservando a água e, portanto excretam uma urina mais concentrada, com coloração mais amarela. Um baixo consumo crônico de água aumenta o risco de cálculos (pedras) renais ou cálculos na bexiga.

É necessário consumir mais água quando está calor, durante exercícios físicos, no caso de febres, resfriados e outras doenças. Esta necessidade aumenta também durante a gravidez,  tendo em vista a formação do líquido amniótico e o aumento no volume de sangue, e também para atender as necessidades do feto em desenvolvimento. Da mesma forma, mães com filhos que mamam no peito precisam aumentar a ingestão de líquidos para produzir leite, que contém 87% de água.

Por todo esse envolvimento em nossos processos biológicos, é recomendado que se beba pelo menos 8 copos de água por dia. Dessa forma, seu corpo estará sempre hidratado, você evitará inúmeras doenças e sua pele ficará mais macia e elástica. Mesmo que este número não seja uma regra, manter seu corpo hidratado precisa ser uma prioridade.

Adaptado via UOL

plugins premium WordPress