Os males do refrigerante

Que o refrigerante não é saudável não é novidade, mas quais são realmente os males que esta bebida causa? De acordo com especialistas, tomar refrigerante pode aumentar o risco de ataques cardíacos e osteoporose. Além disso, por ser rico em açúcar, o consumo de refrigerante provoca o aumento de peso. Veja a seguir malefícios da bebida:

Ataques cardíacos – Pesquisadores da Harvard descobriram que ingerir uma bebida açucarada por dia aumenta 20% o risco de um homem ter um infarto durante um período de 22 anos. O risco se intensificou com o aumento das bebidas doces consumidas.
Síndrome metabólica e doença hepática gordurosa – Mesmo que a pessoa não ganhe peso, o refrigerante açucarado pode ser prejudicial para a saúde cardiovascular – especialmente para as mulheres. As mulheres que ingerem bebidas adoçadas com açúcar são mais propensas a desenvolver níveis elevados de triglicérides – gordura no sangue. Pesquisadores descobriram que as mulheres que consumiam pelo menos duas porções de refrigerante por semana, eram quatro vezes mais suscetíveis a ter altos níveis de triglicérides. Esta gordura passa a envolver os órgãos, como o fígado, o que pode contribuir para risco elevado de doença coronariana cardíaca, diabetes tipo 2 e acidente vascular cerebral.
Ganho de peso – Naturalmente, ao consumir calorias extras ocorre o aumento de peso. Mesmo refrigerantes diet podem levar a problemas. Dados recentes demonstraram uma associação entre a bebida sem açúcar e o aumento da cintura.
Osteoporose – Um ingrediente na cola pode prejudicar o cálcio dos ossos. Um estudo de pesquisadores da Tufts University descobriu que mulheres que relataram beber apenas três colas por semana tinham uma perda óssea média de 4% em locais como os quadris do que as mulheres que consumiam outra bebida. Os refrigerantes de cola contêm ácido fosfórico aromatizante. Segundo o autor principal do estudo, Kathleen Tucker, a substância causa maior acidez no sangue, o corpo então usa o cálcio dos ossos para neutralizar o ácido no organismo.
Diabetes tipo 2 – Diabetes anda de mãos dadas com a obesidade e o consumo elevado de açúcar. Um estudo com 90 mil mulheres mostrou que as que ingeriam uma ou mais bebidas açucaradas (como refrigerante ou suco) foram duas vezes mais propensas a desenvolver diabetes tipo 2. As bebidas doces aumentam o nível de glicemia de jejum e resistência à insulina.

Proibição nos EUA
No ano passado, a cidade de NY, nos EUA, proibiu a venda de refrigerantes em copos grandes com objetivo de combater o avanço da obesidade. Em salas de cinema, lanchonetes, restaurantes e estádios, o volume máximo permitido é de 473 mililitros. Segundo o prefeito Michael Bloomberg, mais da metade dos adultos em Nova York (58%) é de obesos ou possui excesso de peso, e este problema também afeta 40% das crianças nas escolas públicas.
Pelo projeto, a medida só vai valer para bebidas que tenham pouco mais de uma caloria por mililitro. Portanto, as bebidas dietéticas não são impactadas. As bebidas que tiverem pelo menos 50% de leite ou de algum substituto também ficam isentas. A medida vale tanto para garrafas quanto para copos, em todos os estabelecimentos que servem comida pronta para o consumo – mercados e supermercados não entram na lista.

A Itati incentiva projetos como esses, que buscam melhor qualidade de vida para as pessoas e diminuem riscos de graves doenças!
Beba Água Mineral Natural Itati, seu corpo agradece!

Fontes: terra.com.br, g1.globo.com/bemestar

plugins premium WordPress