Nefrologista dá dicas para evitar doenças renais

dicas para evitar doenças renais

Na semana passada (dia 13) foi comemorado o Dia Mundial do Rim. Na data, inúmeras ações de conscientização são realizadas em todo país sobre a importância da prevenção das doenças renais, em especial nos Estados onde há muita escassez de água.

O nefrologista Caio Petrola conversou com o G1 e deu algumas orientações para preservar a saúde dos rins. Os principais cuidados devem começar na prevenção de doenças como hipertensão e diabetes, pois essas enfermidades podem causar lesões nos rins. “É preciso manter o controle da pressão e do diabetes e fazer as revisões periódicas”, explica.

O médico alerta ainda para a importância de realizar periodicamente exames como a creatinina e o sumário de urina, que são formas de detectar algum tipo de anormalidade.  Segundo o nefrologista, as doenças mais comuns na população do Sertão são as infecções urinárias e os cálculos renais.

A dica principal para prevenir esse tipo de enfermidade é consumir de 1 a 2 litros de água diariamente. Além da ingestão do líquido, é indicado evitar o excesso de sal e proteínas na dieta para não desenvolver uma pedra no rim. Para as mulheres, é importante também a atenção aos cuidados de higiene íntima, no intuito de evitar aparecimento de infecções urinárias.

Para mais informações sobre o assunto, consulte a página da campanha do Dia Mundial do Rim.

Adaptado via G1

plugins premium WordPress