Hidratação e boa alimentação no inverno

Durante os dias frios do inverno, já precisamos fazer um esforço maior só para conseguir sair da cama quentinha para começar o dia. A vontade é continuar debaixo das cobertas, descansando e comendo coisas quentes e saborosas para espantar o frio. Essa “preguiça” e fome que surgem no inverno não vem do nada. Na verdade, é nessa estação que nosso corpo precisa de mais energia para aguentar o frio, e por isso comemos mais para aumentar nossas reservas de energia.

Luis Ricardo de S. Alves, da Nutrição Fácil, explica que esse é um mecanismo de defesa do nosso corpo contra a queda de temperatura. Mas não é só porque precisamos de mais energia que temos carta branca para descuidar da alimentação. Durante o inverno, a ingestão de alimentos também deve ser controlada e balanceada para manter o corpo com saúde. Por causa do tempo frio, tendemos a trocar alimentos como saladas por coisas mais quentes e, consequentemente, mais calóricas. O cuidado deve estar na quantidade de calorias consumidas, e devemos nos alimentar de modo a não ingerir mais calorias do que o ideal para manter o peso no lugar.

A hidratação também merece atenção nesse período, principalmente para os atletas. Durante os dias frios, transpiramos menos, e por isso consumimos menos líquidos. Mas a ingestão de água é tão importante no inverno quanto no verão, pois também podemos sofrer com a desidratação nos dias frios. Além da água, claro, consumir chás sem cafeína e sucos naturais é uma boa pedida para repor os líquidos em nosso corpo.

Para quem quer manter o corpo aquecido, bem hidratado e saudável, principalmente se você pratica exercícios, uma boa dica é apostar nas sopas (as de legumes, se a intenção for querer manter o peso), e investir também no consumo de água, água de coco, chás e sucos de fruta. Assim é fácil se esquentar no inverno e chegar no verão sem o desespero de ter que deixar o corpo em forma em tempo de ir para a praia!

Fonte: 02 por minuto

plugins premium WordPress