Da caminhada para a corrida

Pesquisadores do Instituto de Educação Física e Desportos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), desenvolveram um teste onde cada pessoa é capaz de encontrar a velocidade correta de transição da caminhada para a corrida.

O teste se realiza da seguinte maneira: em uma esteira mesmo, inicie uma caminhada de km/h, durante dois minutos. Suba para 5,5 km/h e, de 15 em 15 segundos, suba a velocidade em 0,1 km/h. O momento de mudança da caminhada para a corrida é quando você não está mais confortável caminhando e precisa iniciar a corrida.

A proposta dos pesquisadores é que continuar caminhando além dessa velocidade, a fadiga do exercício e o desconforto serão grandes, impedindo o avanço e continuidade do mesmo, não passando de 10 minutos.

“Vale lembrar que, antes de iniciar um programa de corrida, é indicada uma avaliação ortopédica e cardiológica para ver se não há impedimento para o aumento do esforço”, alerta o ortopedista Marcelo Acherboim, do Hospital Samaritano, de São Paulo.

Aos sedentários, a recomendação é iniciar com 30 minutos de caminhada, três vezes por semana, antes de começar realmente com corrida.

plugins premium WordPress