Achei pedras na água, e agora?

Você já deve ter notado em alguma oportunidade que ao usar o chuveiro elétrico, os furos que escoam a água começam a ficar entupidos. Também já deve ter visto dentro da chaleira na cozinha que, após aquecer a água do café ou chimarrão, ao longo do tempo aparecem pequenas pedrinhas brancas dentro dos recipientes.

O que significa isto?

Ocorre que a maioria das águas minerais extraídas no Rio Grande do Sul são classificadas com “alcalino-bicarbonatada”. A ITATI é uma delas. Quando este tipo de água rica em bicarbonatos (especialmente o bicarbonato de cálcio) é aquecida ocorre a liberação do carbono, transformando o bicarbonato em carbonato de cálcio. Este último é insolúvel em água, formando os depósitos encontrados nos furinhos do chuveiro e na chaleira de cozinha.

Mas isto pode ser um problema?

O parâmetro para avaliar esta formação de depósitos chama-se “dureza da água”. O nome é engraçado, mas a dureza da água é a medida da quantidade de carbonato de cálcio encontrada na água. Em princípio não há problema algum com estes depósitos. Mas em alguns casos o carbonato de cálcio pode tornar-se prejudicial à saúde humana se estiver presente na água e a quantidade for superior a 500 mg/l (miligramas por litro), e a ingestão do líquido for em quantidades muito grandes.

E a ITATI? É uma “água dura ou mole”? (risos)

Conforme análises do LAMIN da CPRM – Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais, a dureza da ITATI Água Mineral Natural nas suas diversas fontes vai de 10 a 36 mg/l. Ou seja, menos de 10% do máximo recomendado.

Para concluir, a formação destes depósitos no processo de aquecimento da água pode ser até benéfica, uma vez que diminui mais ainda a dureza da água ao precipitar o cálcio. Ou seja: você pode fazer o seu chimarrão, seu chá ou cafezinho com ITATI com a certeza de estar ingerindo algo que faz bem a sua saúde!

Itati


plugins premium WordPress